quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mecanismo de Denúncia?


Esta a decorrer uma campanha para que a ONU instaure um Mecanismo de Denúncia face à convenção dos Direitos da Criança. Mecanismo legal internacional à disposiação das crianças. Um procedimento que permitisse às crianças, individual ou colectivamente, apresentar denúncias ao Comité da violação dos Estados dos seus direitos. Os relatórios que os países elaboram para o Comité dos Direitos da Criança são claramente insuficientes e têm um carácter meramente informativo... isto quando são entregues!
Para saber mais sobre esta campanha consultar:

Fotografia: José Alves Filho, 2007

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Violência sobre crianças: prevenir!

A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) tem um website que visa a prevenção da violência sobre crianças e jovens: http://www.apav.pt/apavj/

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Adopção... um caminho difícil

A Convenção dos Direitos da Criança, no seu art. 21, defende que “Os Estados Partes que reconhecem e ou permitem a adopção asseguram que o interesse superior da criança”. Mas este é um processo complexo e difícil em Portugal. São longas as esperas de quem quer adoptar uma criança, um longo e caminho desgastante para a maioria dos casais ou pessoa singulares que um dia pensaram que este era o caminho a seguir.
É urgente encontrar soluções para a melhoria de eficácia de resposta aos inúmeros processos de adopção e para que milhares de crianças encontrem uma família.
Caracterizando sociologicamente os candidatos à adopção e, segundo dados revelados pelas listas nacionais de adopção, a maioria prefere adoptar crianças sem problemas de saúde, entre o zero e os três anos de idade. Mas das crianças e jovens institucionalizados em Portugal (aponta-se para 15 mil) apenas 5% delas têm a idade desejada pela maioria.