terça-feira, 30 de março de 2010

Pobreza e exclusão social - Guia para professores


Podemos afirmar que o empobrecimento se agravou nas últimas décadas com o neoliberalismo e a globalizalização hegemónica. Dados do Banco Mundial indicam que três biliões de pessoas vivem, cada um, com menos de dois dólares por dia. A UNICEF, em 2005, afirmou que a pobreza infantil tem vindo a aumentar nos países centrais. Em Portugal, atinge uma em cada seis crianças.
Dados como estes merecem ser discutidos em contexto esclar, uma vez que contribui para promover a reflexão e o exercício dos direitos humanos e direitos da criança.

A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal publicou recentemente um guia para professores sobre a pobreza e a exclusão social. Este guia pretende ser " uma ferramenta que pode ser útil a toda a comunidade educativa, contribuindo para uma melhor compreensão dos fenómenos de pobreza e exclusão social".
Foto: SXC

terça-feira, 9 de março de 2010

Infância e Violência


A Save the Children editou a publicação Protect the Children!: A Guide to support those working and living with children affected by violence.

A ler...

segunda-feira, 8 de março de 2010

A Escola faz a diferença


Segundo um estudo ontem divulgado pela OCDE, que avalia o grau de mobilidade intergeracional, o estatuto dos pais é determinante para o salário dos filhos. Portugal é um dos países que revela a maior diferença entre os salário de indivíduos com pais licenciados e o das pessoas cujos pais não completaram o ensino secundário. A OCDE recomenda, entre outras medidas, o investimento na educação nos primeiros anos de vida da criança.