terça-feira, 15 de abril de 2008

Infância e Cidade


A cidade pode ser concebida como um espaço de acção colectiva. No entanto, as crianças continuam a estar na periferia, excluídos. Regra geral, não são membros activos e participativos da cidade. Quando se discute o planeamento das cidades, a política urbana, as grandes opções urbanas, as crianças raramente participam.

Em ordem a reconstruir e a repensar as cidades, a partir de uma perspectiva contra-hegemónica e includente, foi constituído na década de 90 do século XX o movimento de Cidades Educadoras. Barcelona, em 1990 foi a primeira cidade educadora. Actualmente, muitas cidades adoptaram a Carta das Cidades Educadoras e, em 1994 formalizou-se como Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Paulo Freire (1992) afirmou que " a cidade converte-se em cidade educadora a partir da necessidade de educar, de aprender, de imaginar...; sendo educadora, a cidade é, por sua vez, educada".

Um comentário:

Anônimo disse...

CARACATARINA,
ME CHAMO MARIA TEREZA E SOU ESTUDIOSAS RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA E CIDADE. MEU EMAIL É : mtgtavares@yahoo.com.br
Escrevo e pesquiso sobre esta temática no Rio de Janeiro e gostaria de trocar conhecimentos.
Abraços,
Maria Tereza