sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Estima-se que em todo o mundo mais de 250 milhões de crianças, entre os 5 e os 14 anos, trabalhem.

A OIT instituiu o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em Junho de 2002, com o objectivo de dar visibilidade ao problema da exploração das crianças e dar relevo ao movimento global para eliminação desse fenómeno social. Este ano também se comemora o 10 aniversário da Convenção no 182 sobre as Piores Formas de trabalho infantil (17 de Junho de 1999).

Quando falamos de trabalho infantil referimo-nos ao conjunto de tarefas que inibem as crianças de viver em pleno a sua condição de infância, e que directa ou indirectamente, têm uma natureza económica.

O dia 12 de Junho converteu-se numa oportunidade para reforçar e promover a vontade política e o compromisso dos governos e dos diferentes actores sociais com o fenómeno do trabalho infantil, sobretudo as meninas. A OIT acaba de publicar um relatório que se intitula “de uma oportunidade às meninas. Acabar com o trabalho infantil”.

Consultar: http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/120609_brochura.pdf

Um comentário:

Emanuel Martins disse...

Antes de tudo, quero dar os parabéns à professora Catarina por dinamizar este espaço dedicado às crianças. Sobre o trabalho infantil, continua a ser uma vergonha observarmos atletas de alta competição que "valem milhões" e ninguém se preocupar em saber que, na maioria dos casos, por trás das sapatilhas, fatos de treino, etc. estão sacrifícios enormes de milhares de crianças!
Cumprimentos do seu aluno do mestrado.