segunda-feira, 26 de abril de 2010

Plataforma dos Direitos da Criança

A Plataforma comemorativa dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança assume como missão o fomento de uma nova cultura da criança fundada no seu reconhecimento como sujeito de direito.
Reúne onze instituições portuguesas: o IAC - Instituto de Apoio à Criança, a Amnistia Internacional, a AMI- Assistência Médica Internacional, a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a CNPCJR - Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, a Fundação do Gil, o Instituto Português da Juventude I.P., a OIKOS, a Pro-Dignitate, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Margens - Associação para a Intervenção em Exclusão Social e Comportamento Desviante. Consultem o blog!
Fonte: IAC

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou incondicionalmente a favor dos direitos da criança, mas... e os deveres?

Onde ficam os deveres das crianças?

Para qualquer direito existem sempre mais do que dois deveres!

Será que as crianças têm o direito de ser prepotentes e manipuladoras, recusando-se a cumprir com os seus deveres?

Será que nós, adultos, temos o dever de assistir passivamente à quilo que tem vindo a ser criado à nossa volta muito por causa do exacerbar desses mesmos direitos?

Como será a sociedade de amanhã, quando as crianças de hoje, escudadas pelos seus direitos, se recusaram, também hoje, a estudar, a fazer um qualquer mínimo esforço para serem alguém amanhã?

Como será a sociedade de amanhã, quando as crianças de hoje, habituadas a fazer nada, incentivadas mesmo a fazer nada pois têm esse direito, tiverem que ser os adultos de amanhã e trabalhar?

Como será a sociedade de amanhã, quando as crianças de hoje, acharem que continuam a ter direitos de criança, mesmo quando tiverem ultrapassado os quarenta anos, e continuarem a achar que os deveres são dos outros e não delas?

Como será a sociedade de amanhã, quando as crianças de hoje, tiverem as crianças delas próprias e não tiverem a paciência, a tolerância, e digo mesmo a irresponsabilidade, que os adultos de hoje têm com as crianças de hoje?

Isto é um desabafo ao crime a que vou assistindo em relação às crianças portuguesas de hoje, pois na sua maioria serão os imprestáveis de amanhã!

Esta é apenas a minha opinião, vale o que vale, no entanto gostaria ainda de reforçar o que referi no primeiro parágrafo, é fundamental as crianças, assim como todos os seres humanos terem direitos e existerem organizações internacionais que os façam cumprir, independentemente do país em que se nasce, é no entanto também fundamental que se zele pelo futuro dessas mesmas crianças e se não o apodreça, como tem vindo a ser feito com as nossas, pois é também um direito das crianças o acesso à boa educação e formação de, e com, qualidade!

Obrigado,
Afonso