quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Violência contra as crianças

No dia 11 de Outubro de 2006 foi publicado o Estudo das Nações Unidas sobre a Violência contra Crianças e Adolescentes. Trata-se do primeiro estudo abrangente e global das Nações Unidas sobre as formas de violência contra a criança e o adolescente. Caracteriza os ambientes onde essas agressões são cometidas. O estudo revela que a violência contra a infância acontece em todos os países do mundo e está presente em todas as culturas, classe social, níveis de escolaridades e grupos étnicos. Também apresenta 12 recomendações aos países, para que implementem políticas e acções de combate à violência contra meninos e meninas.
Apesar das dificuldades, o Estudo teve repercussões em nível mundial:
- A região de Oriente Médio e a África do Norte apresentou uma versão árabe do Estudo.
- O Conselho da Europa apresentou uma campanha contra do castigo corporal, com o objectivo de colocar fim a esta prática na Europa.
- Realizou-se, pela primeira vez, uma conferência sobre o abuso sexual infantil na África.
- Na Holanda teve lugar outra conferência internacional sobre a violência contra as meninas.
- Em Setembro do ano passado, mais de 30 parlamentares de 14 países latino-americanos reuniram-se em São José (Costa Rica) para falar sobre o papel de seus respectivos parlamentos no combater a um dos problemas sociais mais graves da região, isto é, a violência contra as crianças.
Estes são alguns dos exemplos que se podem apresentar mas ainda estamos muito longe de garantir a protecção das crianças contra a violência.

Fotografia: Os Gémeos
Fonte: CRIN

Nenhum comentário: