quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sociologia da Infância

A Sociologia da Infância estuda as crianças na perspectiva da sua inserção social, combinando a análise da infância como construção histórica e social com a interpretação da acção social conduzida pelas crianças, nas suas interacções com os pares e com os adultos.
A Sociologia da Infância considera a infância como objecto sociológico e as crianças como objecto de investigação sociológica por direito próprio.
Surge da convergência de uma multiplicidade de correntes que pretendem olhar a infância de uma forma que vá além das perspectivas biologistas e psicologizantes. A consideração da infância como estrutura social em si mesma mas não isolada do todo social. Trata-se, no fundo, de considerar a infância como um actor social.
É sobretudo a partir dos anos 80 do século XX que se reproduzem os grupos de investigação e as redes de investigadores na área: 1984, Associação Nórdica de Sociologia; 1990, Associação Americana de Sociologia e ISA; 1995, Associação Alemã de Sociologia; 2001, Grupo de Estudos da Infância (Madrid) e, em Portugal o campo começou a constituir-se.

Nenhum comentário: