quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Infância e Empreendedorismo


O empreendedorismo social refere-se à criação de entidades com um cariz social e não apenas lucrativo, assim como a possibilidade das empresas privadas associarem a sua actividade a um objectivo social. A sua acção baseia-se na acção na participação voluntariária e na co-responsabilização social. No fundo, trata-se da actividade dos indivíduos ou grupos sociais (os empreendedores) ou de organizações (empresas sociais). De destacar o papel central que o terceiro sector assume nesta área pelas transformações que ocorreram nas sociedades e dos Estados-Providência.
No nosso país existe o Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo que visa fomentar nas escolas um conjunto de iniciativas que promovam competências e atitudes que levem as crianças a empreender. A temática do empreendedorismo e da infância é considerada importante pela UNICEF que lançou um relatório sobre a temática: Adolescents and Civil Engagement: Social Entrepreneurship and Young People (2007 – http://www.crin.org/docs/learning.pdf).
Uma questão se coloca aqui: qual o sentido? O de Schumpeter (1934), de realça do papel do indivíduo, nesta caso da criança, como protagonista de processos de mudança ou das crianças como agentes de mudança? Um desafio...

Fotografia: AnneliesW

Um comentário:

Anônimo disse...

Um desafio... Brasileiro... O primeiro comentário ao seu artigo vem do Brasil, ora pois!

Mais precisamente, de um educador brasileiro que tem enfrentado desde que , em 1999, um processo de instalação da Pedagogia Empreendedorista como forma de libertação e inclusão social. Há mais de 500 anos, o Brasil foi descoberto pelos Portugueses . Desde então e até os dias de hoje, a Educação Brasileira segue nos moldes do tradicionalismo trazido pelos Jesuítas nas caravelas que antecederam a de Cabral. Vieram os padres a mando de Dom Manoel para "catequizar", lê-se dominar os índios e liberar o caminho para as conquistas. O Brasil é a terra das conquistas. O problema é que a maioria dos brasileiros ainda são conquistados pela minoria elitista , com visão empreendedorist. Hereditários das capitanias , detentores da maior parte da riqueza, amealhada há séculos, os poucos detentores do grande poder centralizador dominam por um único meio: O Conhecimento. Como falar de empreendedorismo numa terra onde grande parte não sabe escrever o próprio nome e os que dominam de modo rudimentar as letras, não sabem o que fazer com estas. Fizemos o mundo pensar que acabamos com o analfabetismo, mas se perguntamos a uma criança com 05 ou 6 anos de estudo numa escola pública: O que significa Empreendedorismo, descobrimos que não são apenas estes que não sabem, mas os seus próprios professores desconhecem o termo que é o caminho para sua liberdade, pois a única coisa que lhes falta é , exatamente, o saber.

Li, com grande entusiasmo, que Portugal tem um projeto nacional para ensinar empreendedorismo. Eu tenho , aqui no Brasil, um projeto de gaveta, há 10 anos aguardando que as crianças aprendam a escrever e a ler para, enfim falar sobre de Empreendedorismo.

Cumprimentos os Portugueses, que, pelo visto, já passaram desta fase e quem sabe possamos estabelecer parcerias, no sentido de viabilizar este grande empreendimento, que é melhorar a qualidade do ensino.

De minha parte, estou a disposição.

Atenciosamente,

Prof. Jair Quadros Jimenez Jr
Educador - Brasil
jair@prosedis.org
www.prosedis.org