
O empreendedorismo social refere-se à criação de entidades com um cariz social e não apenas lucrativo, assim como a possibilidade das empresas privadas associarem a sua actividade a um objectivo social. A sua acção baseia-se na acção na participação voluntariária e na co-responsabilização social. No fundo, trata-se da actividade dos indivíduos ou grupos sociais (os empreendedores) ou de organizações (empresas sociais). De destacar o papel central que o terceiro sector assume nesta área pelas transformações que ocorreram nas sociedades e dos Estados-Providência.
No nosso país existe o Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo que visa fomentar nas escolas um conjunto de iniciativas que promovam competências e atitudes que levem as crianças a empreender. A temática do empreendedorismo e da infância é considerada importante pela UNICEF que lançou um relatório sobre a temática: Adolescents and Civil Engagement: Social Entrepreneurship and Young People (2007 – http://www.crin.org/docs/learning.pdf).
Uma questão se coloca aqui: qual o sentido? O de Schumpeter (1934), de realça do papel do indivíduo, nesta caso da criança, como protagonista de processos de mudança ou das crianças como agentes de mudança? Um desafio...
No nosso país existe o Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo que visa fomentar nas escolas um conjunto de iniciativas que promovam competências e atitudes que levem as crianças a empreender. A temática do empreendedorismo e da infância é considerada importante pela UNICEF que lançou um relatório sobre a temática: Adolescents and Civil Engagement: Social Entrepreneurship and Young People (2007 – http://www.crin.org/docs/learning.pdf).
Uma questão se coloca aqui: qual o sentido? O de Schumpeter (1934), de realça do papel do indivíduo, nesta caso da criança, como protagonista de processos de mudança ou das crianças como agentes de mudança? Um desafio...
Fotografia: AnneliesW
Um comentário:
Um desafio... Brasileiro... O primeiro comentário ao seu artigo vem do Brasil, ora pois!
Mais precisamente, de um educador brasileiro que tem enfrentado desde que , em 1999, um processo de instalação da Pedagogia Empreendedorista como forma de libertação e inclusão social. Há mais de 500 anos, o Brasil foi descoberto pelos Portugueses . Desde então e até os dias de hoje, a Educação Brasileira segue nos moldes do tradicionalismo trazido pelos Jesuítas nas caravelas que antecederam a de Cabral. Vieram os padres a mando de Dom Manoel para "catequizar", lê-se dominar os índios e liberar o caminho para as conquistas. O Brasil é a terra das conquistas. O problema é que a maioria dos brasileiros ainda são conquistados pela minoria elitista , com visão empreendedorist. Hereditários das capitanias , detentores da maior parte da riqueza, amealhada há séculos, os poucos detentores do grande poder centralizador dominam por um único meio: O Conhecimento. Como falar de empreendedorismo numa terra onde grande parte não sabe escrever o próprio nome e os que dominam de modo rudimentar as letras, não sabem o que fazer com estas. Fizemos o mundo pensar que acabamos com o analfabetismo, mas se perguntamos a uma criança com 05 ou 6 anos de estudo numa escola pública: O que significa Empreendedorismo, descobrimos que não são apenas estes que não sabem, mas os seus próprios professores desconhecem o termo que é o caminho para sua liberdade, pois a única coisa que lhes falta é , exatamente, o saber.
Li, com grande entusiasmo, que Portugal tem um projeto nacional para ensinar empreendedorismo. Eu tenho , aqui no Brasil, um projeto de gaveta, há 10 anos aguardando que as crianças aprendam a escrever e a ler para, enfim falar sobre de Empreendedorismo.
Cumprimentos os Portugueses, que, pelo visto, já passaram desta fase e quem sabe possamos estabelecer parcerias, no sentido de viabilizar este grande empreendimento, que é melhorar a qualidade do ensino.
De minha parte, estou a disposição.
Atenciosamente,
Prof. Jair Quadros Jimenez Jr
Educador - Brasil
jair@prosedis.org
www.prosedis.org
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